aprender inglês

10 dicas para aprender inglês sozinho

sexta-feira, março 13, 2015



Pensa em uma coisa que eu tenho muuuita dificuldade de aprender!

Desde os tempos de escola nunca tive facilidade para aprender o querido e amado inglês, e naquela época acabei desistindo dessa matéria do mal, afinal, sempre pensei que nunca na minha vida todinha eu iria usar aquela outra linguá para alguma coisa, eai que o mundo da muuitas voltas e agora que quero morar em outro país não sei falar nem o básico, ou pelo menos não sabia!

Quando decidi fazer intercâmbio, já tinha noção que o meu maior obstaculo seria o inglês, e apesar de estar indo justamente para fazer um curso, eu teria que ter no mínimo o básico para conseguir chegar nos lugares e claro comer né!

Não tinha e não queria gastar dinheiro com cursinho de inglês que eu sabia que não iria aprender o suficiente em pouco tempo, foi ai que começou minha saga por aprender inglês sozinha, descobri um os melhores blogs/sites nessa busca e um deles foi o Tecla Sap do Ulisses Wehby, no site dele tem muuuita coisa legal e muito conteúdo para quem quer aprender inglês, e hoje trouxe 10 dicas infalíveis que ele deu, para quem está nessa luta.

Assim como quando você vai fazer uma dieta as primeiras providências são encher a geladeira de verduras, frutas e legumes e se livrar de todas as guloseimas da casa, antes de começar a estudar inglês é necessário organizar um espaço para isso. Para poder se concentrar nos estudos é fundamental dispor de um espaço adequado, silencioso, iluminado e agradável. Uma mesa, que esteja sempre arrumada e um computador com os equipamentos necessários, como fones de ouvido ou caixas de som, microfone, dicionários em papel e/ou online, livros para consulta etc. Essas ferramentas permitirão que você se dedique aos estudos e possa aproveitar ao máximo seu tempo disponível.


Liste todas as suas atividades e o tempo que dedica a elas. Seja honesto consigo e avalie se conseguirá incluir o estudo de inglês em sua agenda. Se perceber que ficará sobrecarregado, não tem jeito, será preciso estabelecer prioridades e abrir mão de algum, ou alguns, dos itens da lista.


Depois de decidir quanto tempo da sua rotina será dedicado ao estudo da língua inglesa, é importante que você distribua as horas de estudo para não deixar um espaço muito grande entre elas. É mais produtivo, por exemplo, estudar quatro vezes por semana, uma hora por dia, do que quatro horas em um mesmo dia. É evidente que o Tecla SAP não tem a pretensão de substituir as aulas regulares, com professor particular ou em escola. Use o conteúdo do blog para ter contato com o idioma, no mínimo, 15 minutos por dia


Não perca a oportunidade de estar exposto ao idioma. Mesmo que você não viva num país onde a língua falada é o inglês, você pode ter acesso ao idioma falado e escrito por meio de filmes, músicas, programas de TV, CNN, livros, jornais, revistas etc. Se o seu televisor dispuser do recurso, aperte a tecla SAP sempre que possível, ou seja, assista à programação no idioma original. A exposição é a forma mais natural e eficiente de, aos poucos, adquirir vocabulário e assimilar as construções de um língua estrangeira.


Na medida do possível, tente associar o estudo àquilo de que você gosta. Procure textos que falem sobre assuntos de seu interesse, leia e traduza as letras das músicas e cante junto com a sua banda favorita entendendo o que a canção diz, por exemplo. Sabe aquele filme que você adora e conhece de trás para frente porque já viu um zilhão de vezes? Reveja-o, só que agora com a legenda em inglês, e depois veja de novo, só que sem legenda. Com séries e programas de TV também dá certo.


No início de um novo projeto estamos sempre muito animados, porém, a disposição inicial costuma desaparecer com o passar do tempo. No estudo de qualquer idioma é importante que se tenha consciência de que os resultados virão a longo prazo e de que eles são difíceis de serem mensurados. Por isso, o planejamento inicial é tão importante e deve ser realista, pois esta será a sua rotina por um bom tempo. Não é possível determinar um tempo exato para a aprendizagem pois são diversos os fatores que influenciam nesse processo, porém podemos afirmar sem medo de errar que ninguém aprende uma nova língua em três meses. Além disso, há que se respeitar as diferenças pessoais, pois ninguém aprende as coisas do mesmo jeito nem no mesmo tempo.


Durante todo o processo de aprendizagem, você deve ter em mente qual o motivo que te levou a estudar inglês. Reflita se quer ou precisa estudar inglês. Se a resposta for a primeira opção, tudo será mais fácil. Agora, se você encara o estudo como uma obrigação, talvez a sua motivação esteja nos frutos que esse esforço lhe trará. Assim como o nadador campeão olímpico e mundial César Cielo escreve no teto do quarto o tempo a ser batido nas piscinas, se lembrar do quanto ganhará no final do processo é o que te dará disposição para superar os obstáculos do percurso.


Deixe a preguiça mental de lado e se disponha a aprender sempre que possível. Esta dica não vale apenas para o inglês, mas para o seu desenvolvimento em diversas áreas também. Quanto mais exercitar sua curiosidade, mais fácil será aprender o que quer que seja.


Tenha cuidado para não perder tempo com exercícios equivocados, como as decorebas. Os idiomas não podem ser tratados como códigos, nos quais para cada palavra de um existe uma correspondente exata no outro. Se assim fosse, bastaria decorar o dicionário para se falar outra língua. Encare o idioma estrangeiro como um sistema, um universo novo – às vezes complexo e aparentemente ilógico – no qual você entra e, aos poucos, vai descobrindo suas características, identificando diferenças e semelhanças com o seu mundo, ou seja, a sua língua materna.


Um dos maiores obstáculos para quem deseja falar outra língua é a timidez. É natural não se sentir à vontade para começar a esboçar um diálogo num outro idioma, pois sabemos que no começo os erros são inevitáveis. Porém, é preciso lembrar que os erros são tão inevitáveis quanto necessários. Não se esqueça de que é assim que todo mundo aprende. Não tenha medo de errar e não perca a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu, mesmo que seja pouco.

Essas foram as principais dicas que me ajudaram e me ajudam a manter o foco no inglês. Se quiserem saber mais sobre o Tecla Sap é só clicar aqui.

Espero que as dicas do Ulisses ajudem vocês como me ajudou e está ajudando =D

Beijoos

You Might Also Like

21 .

  1. Adorei suas dicas, principalmente para mim que tenho viagem marcada ano que vem para Irlanda e não sei falar quase nada de inglês. Além claro que meu curso necessita dessa especialização.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. A dica número 4 é fundamental,adoreiiiiiiii
    Fiz alguns cursos mas não levei à diante,uma pena,morro de vontade de aprender outra língua.Queria muito aprender o Espanhol,acho uma língua tão linda
    beijokas
    http://megapracima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tem que ter muita persistência para aprender inglês sozinho e suas dicas foram ótimas.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post, eu quero muito aprender inglês esse ano! Tenho uma dica para acrescentar 11. Jogue video game kkkk não sei quase nada de inglês, mas o que sei aprendi jogando muito hee

    Bjs
    Tamara
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. adorei a sua postagem hj em dia é muito bom sabermos ao menos o básico de alguma lingua !!

    ResponderExcluir
  6. Importantíssimas as dicas, eu comecei a aprender inglês sozinha através das músicas, sempre ouvia, lia e relia, ouvia a tradução, ouvia novamente e vou te falar que pude aprender bastante coisa, pena que com a correria do dia a dia não foquei e acabei deixando passar, mais nunca é tarde né. Seu post é ótimo para quem quer realmente focar e aprender.

    Bjos Alê Leca/Alê s suas Singularidades
    http://aleesuassingularidades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Camila adorei as suas dicas são bem legais para quem quer aprender inglês.
    Dei uma espiada no site pelo link, mas ainda assim meu grau de dificuldade é enorme. :)
    Eu sempre tive muita dificuldade com Inglês, e já desisti faz tempo de tentar aprender.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oieee amei as Dicas...fui Obrigada a me virar e usar o Inglês q havia aprendido em um ano de curso...o q não é nada...kkkkk quando fui morar no Chipre e o q mais me ajudou foi treinar o ouvido assistindo TV, é a melhor dica de todas...beijinho arrasou no post :*
    www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  9. que dicas boas, acho super valida tudo que vc citou... aprender outra língua só se torna fácil a partir do momento que se tem motivação e persistência.. reorganizar a vida e separar algumas horas para se dedicar ao estudo também é super importante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Preciso me dedicar um pouco a isto... Em Janeiro fui para os EUA, até que entendia bem, mas travava na hora de falar!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  11. Grandes dicas, achei legal separar um lugar com uma mesinha para estudar e usar a tecla SAP para aluns canais de tv.
    Parabéns pela disciplina!!!
    bjcas e uma ótima semana para você!!!
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  12. Nossa inglês não é fácil não.
    Realmente para aprender inglês, tem que ter toda essa regrinha, se não, não dá certo
    no tempo de escola eu era ótima nessa língua, agora eu não sei
    vou ter que colocar as dicas em práticas novamente
    pois é muito importante aprender outros idiomas
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Suas dicas sao muito legais, mas para mim nao funciona... Preciso de alguem me cobrando sabe?! Senao acabo enrolando... hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a dica e a ideia do post.
    Vou tentar, eu tinha um programa no meu outro celular, estava até pensando outro dia em instalar novamente. Obrigada Camila.
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu estou continuando estudar inglês só que sozinha, pois paguei curso de inglês por 3 anos e tinha a sensação que não estava aprendendo na velocidade que queria. Mas pelo menos tive a base para continuar nessa empreitada.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
  16. Já tentei umas duas vezes aprender por meio de aplicativos mas sempre acabo abandonando, é preciso, no meu caso, regularidade hahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Para mim suas dicas não são só para Inglês e sim para tudo que quisermos aprender sozinhos.
    besitos

    blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  18. Muito boas as suas dicas mas pra funcionar a pessoa tem quer bem disciplinada, que não é meu caso.
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Que bacana suas dicas! Adoraria ter mais tempo, pois sou louca por inglês e espanhol, entre outras línguas . ;)

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito das dicas..
    Quero aprender muito o ingles.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Adorei as dicas...quem sabe eu me organize para aprender...
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Facebook

Facebook